Organização Aldeias Infantis apresenta trabalhos desenvolvidos em Lorena

Ações da instituição foram apresentadas, no Plenário do Legislativo, durante Câmara Temática

Os 11 anos de serviços da Organização Aldeias Infantis SOS, realizados em Lorena, foram apresentados durante uma Câmara Temática, no Plenário do Legislativo, na tarde desta terça-feira (25/06).

A iniciativa teve como tema central o "Acolhimento Institucional: Desafios e Possibilidades na Garantia de Direitos", foi organizada pela Comissão Permanente Legislativa de Infância, em parceria com a organização.

O encontro teve a participação de integrantes da Aldeias Infantis, assessorias parlamentares municipais, assistentes sociais, moradores, comerciantes, Obra Social São Luís, Ação Social Salesiana Cemari (Centro Social Maria Rita Pèrillier), AACAL (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena), Amor ao Próximo, Instituto Dialogare, SOS (Serviço de Obras Sociais),  Centro de Educação Infantil “Mamãe Margarida”, da vereadora Wanessa Andréa e do vereador Bruno Ribeiro, o Bruninho Ribeiro.

A organização atua no município desde 2013, quando foi trazida pela então secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, com aprovação do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Em Lorena, existem quatro Casas Lares localizadas no centro e nos bairros Jardim Margarida e Vila Nunes, administradas pela instituição. “A capacidade é de dez crianças, mas por alguns motivos de grande vulnerabilidade e violência, acabou acarretando no acolhimento institucional”, explicou Fernanda Nogueira Guimarães, uma das coordenadoras da organização.

Os ambientes possuem uma mãe social e duas substitutas, com atenção integral e diária às crianças e aos adolescentes. “É uma rotina comum, de qualquer família, ofertando todos os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável de cada criança e de cada adolescente”.

A assistência gratuita é oferecida às crianças e aos adolescentes entre 0 e 18 anos. Após completar a maioridade, necessitam deixar o acolhimento institucional, mas recebem apoio da Aldeias Infantis. “Desenvolvemos um projeto de apoio para todos os egressos, quando deixam uma das nossas Casas Lares”.

A instituição mantém os atendimentos no município, por meio de convênios firmados com a Administração Municipal, além da realização de outras atividades. “A Aldeias Infantis é uma prestadora de serviço e recebemos o recurso da Prefeitura. E agora recebemos as emendas dos vereadores. Mas também desenvolvemos ações para ter alguns recursos de apoio para garantir todos os direitos das crianças e dos adolescentes”, finalizou Fernanda.

A presidente da Comissão Permanente Legislativa de Infância e mediadora da Câmara Temática, Wanessa Andréa, avaliou positivamente todos os dados e serviços apresentados pela organização. “Ficou claro o quanto precisamos garantir a proteção básica. Foram totalmente transparentes, indicando onde estão investindo os recursos que recebem, inclusive as emendas impositivas indicadas pelos vereadores”.

Emendas Impositivas de vereadores:

Em 2023, a organização recebeu R$ 84 mil de Emendas Parlamentares Municipais, indicadas pelos vereadores Adilson Sampaio, Ana Lúcia Mello (Lúcia da Saúde), Bruno Lorena, Bruno Ribeiro, Mauro Fradique (Maurinho Fradique), Wander da Silva (Wandinho), Wanessa Andréa e Washington Cavalcanti (Washington da Saúde).

Com o recurso foi possível trocar camas, colchões, computadores, televisores, berços, máquinas de lavar e outros itens que estavam defasados ou desgastados, de acordo com as Aldeias Infantis.