Dia do Assistente Social será comemorado na Câmara a partir de 2025

Câmara Municipal de Lorena aprovou dia de comemoração ao Assistente Social com a criação do “Prêmio Zeila Pozzatti”, celebrado em maio

A partir do ano que vem, 2025, o mês de maio terá uma Sessão Solene em comemoração ao “Dia do Assistente Social”, com a criação do “Prêmio Zeila Pozzatti”, a ser entregue aos profissionais Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e ou uma cidadã ou cidadão que desenvolva um projeto de relevância na área da Assistência Social do município de Lorena, por sua dedicação e trabalho prestado na garantia de Direitos e da Política de Assistência Social.

Na data, a Casa de Leis fará referência à trajetória da Assistente Social Zeila Pozzatti, que dedicou anos da sua vida na garantia da Política Pública de Assistência Social, e também aos profissionais Trabalhadores do SUAS indicados pelos vereadores.

O objetivo do Projeto de Resolução (06/2024) é reconhecer os feitos de Pozzatti no movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, contribuindo, assim, na elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente e sua implantação, não só no município de Guaratinguetá, como nas cidades vizinhas.

A vereadora Wanessa Andréa que propôs o projeto, juntamente com o presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, destacou a importância da iniciativa Legislativa. “É uma honra poder propor o Prêmio Zeila Pozzatti, na Câmara Municipal de Lorena, pois assim eternizaremos o nome da Zeila que muito fez na garantia de Direitos e da Política de Assistência Social”.

Zeila Pozzatti:

Zeila Pozzatti se formou em Serviço Social, pela UNITAU, e se especializou em Serviço Social e Políticas Públicas, na Universidade Nacional de Brasília – UNB-, além de Violência Doméstica contra criança e adolescente pelo LACRI, na USP. Trabalhou como Diretora do Escritório Regional de Assistência Social – ERAS - da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, sediado em Guaratinguetá de 1977 até 2003.

Pozzatti sempre foi uma profissional engajada no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, contribuindo na elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente e sua implantação, não só no município de Guaratinguetá, como nas cidades vizinhas. Também foi responsável pela implantação do Centro de Referência a Infância e Adolescência – CRIA; e contribuiu para a criação da Lei Orgânica da Assistência Social: LOAS. Lutou ativamente na municipalização da Assistência Social nos municípios, garantindo que Assistência Social se tornasse efetivamente uma Política Pública.

Supervisionou em conjunto o Programa Estadual – PLIMEC – que é voltado para crianças, adolescentes e famílias, que priorizava atendimentos individual e/ou em grupo às mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando-as com ações que as tornavam protagonistas e resilientes, em seu universo familiar e, principalmente, como cidadãs de direito.

Um de seus marcos foi a contribuição significativa com D. Mauro Morelli, na implantação do Centro de Referência de Alimentação Nutricional Sustentável, com sede em Guaratinguetá, para atendimento de vinte e um municípios do Vale Histórico.