Projeto de Lei autoriza Prefeitura contratar inicialmente 15 adolescentes; iniciativa poderá ser aderida por empresas
Com autorização da Câmara, Lorena poderá implantar o Programa Municipal de Contratação de Menores Aprendizes. O Projeto de Lei (65/2024), elaborado pelo governo local, foi aprovado unanimemente pelos vereadores, na sessão Legislativa desta segunda-feira (10), em primeira votação. A segunda discussão do PL acontecerá na próxima semana, no dia 17.
A lei prevê que a contratação de aprendizes deverá atender prioritariamente os adolescentes de 14 aos 18 anos, residentes na cidade. Os contemplados devem estar matriculados e frequentando alguma instituição de ensino, no ensino fundamental ou médio. A seleção deverá priorizar os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Com a aprovação do PL, a Administração Municipal poderá contratar 15 adolescentes, no mínimo, e ainda o município estará autorizado a criar parcerias com a Guarda-Mirim de Guaratinguetá, instalada no município vizinho.
O programa também poderá ser aderido por empresas, mediante convênios firmados com a Secretaria de Juventudes ou com outra pasta indicada pelo Executivo.
Os adolescentes inseridos na iniciativa deverão cumprir carga horária de seis horas diárias, proibindo a prorrogação ou compensação de horário, e receberão uma bolsa-auxílio de um salário mínimo vigente. “A lei regulamenta a contratação de adolescentes e jovens na cidade, que serão inseridos diretamente no mercado de trabalho, além da qualificação profissional”, destacou Dr. Fábio Longuinho, presidente da Câmara.
20.12 Servidores da Câmara de Lorena recebem Moção de Aplausos
20.12 Câmara de Lorena informa funcionamento no fim de ano
18.12 Sessão Solene de Posse acontecerá na C…
17.12 Com 15 votos favoráveis, Câmara de Lor…
16.12 Diplomas dos eleitos de Lorena serão di…