Conferência sobre participação política torna um marco na Câmara de Lorena

Iniciativa, que aconteceu no Plenário do Legislativo, recebeu vários moradores e palestrantes

Um dia de muitos esclarecimentos reunindo vários moradores, palestrantes, vereadores e assessores parlamentares, no plenário da Câmara de Lorena.

A 1ª Conferência Municipal de Cidadania e Participação Política com o tema “Dá pré-campanha à vereança: perspectivas e Desafios”, realizada pela Casa de Leis, nesta quarta-feira (26/06), apresentou resultados positivos e também foi esclarecedora.

A iniciativa gratuita foi organizada pela Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação, recebendo apoio da Procuradoria Legislativa e da Justiça Eleitoral.

Durante seis horas, os inscritos receberam diversas informações relacionadas ao período pré-eleitoral e eleitoral, além de direitos políticos, propaganda eleitoral, prestação de contas, fake News, comunicação e oratória, violência política de gênero e o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo.

Os variados temas foram apresentados por diversos palestrantes, mediados pela Dra. Mônica de Luna e pela Dra. Felícia Daniela de Oliveira; procuradoras Legislativas, com a participação da chefe do Cartório Eleitoral de Lorena; Priscila Gonçalves, do Dr. André de Moura; assessor Legislativo da Câmara, da professora Marcilene Bueno; e do Dr. Fábio Longuinho, chefe do Legislativo Lorenense.

No encontro inédito, os participantes puderam sanar suas dúvidas, que foram esclarecidas pelos conferencistas. Após o término da iniciativa, todos os presentes receberam um certificado de participação.

Uma das conferencistas, Priscila Gonçalves, do Cartório Eleitoral, parabenizou o evento desenvolvido pela Casa de Leis. “Muito importante porque fez uma ponte entre o cartório com os pretendentes a candidatos, buscando conhecimentos de como agir e o que não devem fazer. Com isso, conseguem se organizar com antecedência, para quando tiverem no período de campanha, estarem mais preparados”.

A cidade deverá ultrapassar 100 candidatos a vereador na eleição municipal de 2024. “É só uma expectativa. O número de partidos, às vezes, muda de um ano para o outro. Normalmente, ficam em torno de 130 candidatos”, observou Priscila.

O presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, que explicou as funções dos Poderes Executivo e Legislativo na conferência, afirmou que o evento foi um marco no município. “Vou propor um Projeto de Lei, até o fim deste ano para discussão e votação, solicitando que seja colocado no calendário do Legislativo, independentemente da composição da Mesa Administrativa, que desenvolva esse empreendedorismo político e participativo”