Após desligamentos de professores, Câmara de Lorena aprova Moção de Apelo

Documento, enviado à Prefeitura e a Secretaria de Educação, foi apresentado por Bruno Lorena e Dr. Fábio César Longuinho

Uma Moção de Apelo solicitando informações oficiais dos desligamentos dos professores contratados pela Rede Municipal de Educação de Lorena, foi aprovada na sessão de Câmara de segunda-feira (17), após ser apresentada pelos vereadores Bruno Lorena e Dr. Fábio Longuinho, presidente do Legislativo.

A votação do pedido foi acompanhada por vários docentes, que estavam presentes na Casa de Leis. O documento será encaminhado à Prefeitura e à Secretaria de Educação para análise. Os educadores temporários foram informados sobre o rompimento contratual recentemente, gerando indignação.

Na moção os vereadores explicaram que a ruptura aconteceu, pois se viu necessário a substituição dos professores temporários por candidatos do cadastro de reserva do concurso público municipal.

Os autores mostraram preocupação com a rotatividade de docentes, podendo prejudicar a qualidade do ensino. “São quase 200 professores que estão sendo mandados embora devido a esse rompimento, onde chamam pessoas do concurso, do cadastro reserva, para substituí-las no trabalho nas escolas. As educadoras tentaram de todas as formas reverter essa situação”, explicou Bruno Lorena.

O coautor da solicitação, Dr. Fábio Longuinho, destacou que quando um corpo jurídico faz um concurso público é necessário realizar a estimativa de gasto dando provimento à função do certame. “Eu não posso criar no concurso 100 vagas de professor sem que haja um impacto financeiro para essas 100 vagas. O que está acontecendo é que os professores temporários, que participaram de um processo seletivo com validade de 6 meses e que pode ser prorrogado por mais 6 meses, estão sendo mandados embora para que o cadastro reserva do concurso público faça então o papel desses professores temporários.”.