Após autorização da Câmara de Lorena, Apae receberá recurso de R$ 1 milhão

Valor será utilizado na finalização da construção do Centro de Referência em Autismo, instalado na sede da entidade, no Cidade Industrial

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Lorena receberá uma verba de R$ 1 milhão da Prefeitura, recurso de uma emenda parlamentar federal, após autorização da Câmara Municipal. O valor financeiro está inserido no Projeto de Lei (77/2024), do Executivo Municipal, foi aprovado em duas votações na sessão Legislativa desta segunda-feira (17/06), com a presença da presidente e de colaboradores da associação.

A concessão do valor recebeu voto unânime em primeira votação, e será utilizado na finalização da construção do Centro de Referência em Autismo, que possuirá três andares, sendo o último destinado ao setor administrativo. Um dos artigos do projeto determina que a entidade deverá apresentar um plano de aplicação dos recursos, detalhando a destinação específica para a construção do local.

O centro está em fase de edificação em uma área localizada na sede da associação, no bairro Cidade Industrial. A unidade será a primeira na RMVALE (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), no atendimento especializado em autismo da Apae.

A presidente da entidade, Sayma Zeraik Viduedo, explicou que a construção do local foi iniciada com recursos da venda de títulos de capitalização. “É uma obra que está bem adiantada, mas precisamos finalizar. Tivemos bastante ajuda do Vale Cap mensal; todo o dinheiro da venda, direciono para essa obra”.

O auxílio financeiro para conclusão da obra foi enviado ao município pelo deputado Federal Márcio Alvino, por meio de emenda parlamentar. Alvino conheceu a estrutura, parcialmente edificada durante uma visita à Apae, na entrega de um veículo, no ano passado. “Ele viu e ficou bastante contente do que já tínhamos realizado, praticamente sem dinheiro estadual e federal. E se comprometeu no envio de R$ 1 milhão, com isso, tivemos que fazer esse trâmite via Prefeitura porque é uma verba federal”.

Após a sua entrega, o centro de referência deverá atender inicialmente 250 autistas da cidade. “Vamos ter uma capacidade muito vasta e Lorena terá prioridade, mas vamos abrir o atendimento para os municípios de Canas e Piquete”.

O presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, destacou que o Projeto de Lei recebeu tramitação ágil, após ser analisado pelas Comissões Legislativas e pela Procuradoria da Casa de Leis. “Agilizamos as duas votações porque sabemos da lisura da pessoa que está à frente da Apae. Se hoje essa instituição tem legitimidade, é devido a postura e a seriedade da presidente”.